Dra. Márcia Moço
A gravidez é uma fase de alterações nos níveis de estrógeno e progesterona, que podem afetar a saúde bucal da gestante, bem como a propensão ao aparecimento de infecções bacterianas periodontais. Nesta fase, a futura mamãe deverá redobrar os cuidados com a sua higiene bucal e, caso haja qualquer sangramento na cavidade oral, deverá procurar um especialista a fim de se orientar e proteger a saúde bucal do seu bebê.
Lembramos que acompanharemos você na manutenção de uma boa saúde bucal e que, desde já, estaremos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas. Gestantes geralmente mudam seus hábitos em relação à higiene dos dentes devido a ânsias e náuseas; porém, muito pelo contrário, a gestante deve ser ainda mais criteriosa com sua higiene oral, pois, devido às alterações nos níveis hormonais, ocorre um aumento da permeabilidade capilar e da facilidade de desenvolver um quadro de gengivite e periodontite. Quando a alertamos sobre qualquer sangramento presente, por mínimo que seja, é porque, ao analisarem gestantes que tiveram parto prematuro, percebeu-se que, no líquido amniótico dessas pacientes, havia uma porcentagem razoável de bactérias periodontopatogênicas.
É de fundamental importância que se faça o pré-natal odontológico, inclusive recebendo tratamento odontológico. O especialista em Odontopediatria é um profissional preparado para dar o devido atendimento e orientações à gestante, além de orientar a futura mamãe sobre a formação dos dentinhos ainda intraútero, sua importância e os benefícios e desafios da amamentação. Iremos esclarecer dúvidas em relação à higiene oral do seu bebê, época provável da irrupção dos primeiros dentes, os tipos de alimentação que estimulam e ajudam a fase de irrupção e como proceder à higiene após o aparecimento do primeiro dentinho, tipo de pasta, flúor etc.
Quando deve ser a primeira visita ao Odontopediatra? A primeira visita deve ser como ao Pediatra, ou seja, logo após o nascimento, quando o Odontopediatra irá orientar a mamãe sobre as características presentes na cavidade oral do seu bebê, a importância da amamentação em relação ao desenvolvimento muscular, respiratório e esquelético da face, além de orientar sobre quando e como deverá ser realizada a higiene bucal.